quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Quanto vale uma vida?

Quanto vale a vida de um pecador? Quanto vale a vida de um assassino? Quanto vale um ladrão? Quanto vale a vida de um adúltero? Quanto vale a vida de um depravado moral? Quanto vale um homem que não tem nenhum caráter ou moral?
Olhando para tais perguntas, parecem simples de serem respondidas, parece que é só dizer que tais vidas de nada valem e pronto. Mas o que a Bíblia diz?
Quando estudamos o livro de: I Samuel, vemos por diversos momentos mortes e assassinatos, vemos traições, rebeldia, injustiças. Mas de todas essas ocasiões uma nos salta aos olhos, por se tratarem de dois reis de Israel, o caso de Saul e Davi.
Davi havia matado um gigante, Golias, somente isso. Porém, pela desobediência de Saul e, assim sendo, o endurecimento de seu coração, ele agora invejava a Davi, principalmente por ter ouvido o canto do povo que dizia ser Davi melhor guerreiro do que Saul.
Saul tentou de todas as formas matar Davi, porém vemos por duas vezes Davi com a espada nas mãos, pronto a matar Saul, mas não o faz, se recusa a matar o ungido do Senhor, ainda que este fosse desobediente a Deus.
Mas o que espanta não é o fato de Davi, chefe da guarda pessoal do rei, não querer matar o rei, mas sim o que ele diz logo em seguida:

“Assim como eu hoje considerei a tua vida de grande valor, que o Senhor também considere a minha vida e me livre de toda a angústia” (ISm.26:24).

Um assassino, desobediente, pecador, injusto, imoral, um homem que consultou espíritos para saber do futuro de seu reino , prática abominável em Israel , um homem que havia tentado matar seu próprio filho por inveja de Davi, um homem com diversas falhas de caráter, um grande pecador e Davi diz que considerou a vida de Saul como uma vida “de grande valor”?
Que critério Davi pode usar em tal afirmação? Qual a lógica de tal raciocínio?
Na verdade irmãos, eu poderia explicar isso de muitas formas, poderia escrever um texto imenso, mas a verdade é que Davi não o matou por um motivo muito simples e que não segue lógicas humanas. Porque Deus amou Saul.
Não existia uma lógica, um padrão de moral para que Davi não matasse Saul naquele momento, mas Davi olhou para o amor de Deus para com a vida de Saul ao ungi-lo rei sobre Israel e vendo essa importância de Saul para Deus, ainda que este fosse um pecador, o poupou.
Não havia motivo para que Saul não fosse morto, ele não merecia, pois se tornou um rei mau, perverso e desobediente, mas Deus o amou e sendo assim, Davi o salvou.
Você pode até estar pensando que tudo o que escrevi até agora não tem cabimento algum, você pode pensar que é uma atitude que não é de justiça, você pode pensar que é errado ou estranho. Na verdade, segundo a lógica humana, é verdade, não tem cabimento, não é justo e é ilógico. Agora gostaria de contar outra história, a sua.
Você sabe que na Bíblia diz que Deus não olha o exterior, mas sim o coração. Nós geralmente agradecemos a Deus por isso, mas na verdade não pensamos no que isso significa.
Quando Jesus discursou o belíssimo sermão do monte, ele disse um ponto que sempre me chamou a atenção, disse que “qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela”. Irmãos, isso é julgar segundo o coração e não segundo a aparência.
Deus não olha para o que você “termina de fazer” e considera isso pecado, mas olha para suas intenções, suas vontades , ainda que ocultas, e julga pelo seu coração, pelo que ele sente, pelo que ele deseja, cobiça, pelo que ele rouba, por quem ele mata.
Se você já quis “matar alguém”, na verdade seu coração já assassinou tal pessoa, pois essa era a predisposição e desejo de seu coração. Se você já “olhou” para alguém, homem ou mulher, cobiçando tal pessoa com pensamentos eróticos, você adulterou com essa pessoa.
Da mesma forma se você pensou em “agredir seus pais”, seja em palavras, seja em ação ou atos, se você já tentou se vingar, você descumpriu o mandamento de honrar pais. Isso sem contar o “roubar”, quantas vezes você já cobiçou algo de alguém e quis que tal e tal coisas fossem suas?
Se você já fez qualquer coisa dessas, você é um pecador, alguém que merece o pagamento pelo seu pecado, alguém que tem uma dívida para com Deus, uma dívida perante a Sua Santidade, alguém que feriu a moral de Deus que o desobedeceu e se revoltou contra a Sua Vontade, já que todos tem o conhecimento do bem e do mal.

Então você e eu, impuros, adúlteros, assassinos, ladrões, desobedientes, rebeldes,… será que merecemos o favor de Deus? Será que nossa vida tem algum valor?

Na verdade, de acordo com padrões humanos, não. Mas é aqui que aprendemos o significado do que Davi falou sobre Saul, é aqui que aprendemos o que é GRAÇA.
Nossa importância não está na nossa pureza, na nossa retidão, nossa importância não está na nossa bondade, porque não temos nada disso e nós nos perderíamos, morreríamos se fôssemos contar com a nossa própria capacidade, pois a Bíblia diz que “maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor”. Nossa importância está no quanto somos amados por Deus.
Se você nunca entendeu porque Cristo teve que morrer, entenda hoje que você não merecia a salvação, você era um pecador, alguém que feria a moral de Deus, alguém que enfrentava diretamente os preceitos divinos, alguém que poderia ser chamado de assassino, imoral, desobediente, ladrão. Mas Deus é justo e não tem o mal por bem, Ele não pode negar a si mesmo e dizer “vou fingir que não vi o seu pecado”, Deus não pode fazer isso, pois estaria mentindo e um Deus Santo não mente!
Então a solução foi enviar Jesus, que teve uma vida perfeita, sem pecado algum e morreu em favor de mim e de você, a Bíblia diz que Deus nos amou, amou tanto ao mundo que deu seu Filho único para que todo aquele que cresse em seu Filho tivesse a vida eterna.
Jesus nos substituiu, pagando um preço que era nosso, morrendo uma morte que era nossa, Ele se colocou em nosso lugar, se fez maldição em nosso lugar e assim nos deu vida.

Deus nos ama tanto, nós somos tão importantes para Deus, que Ele enviou seu Filho para morrer em nosso lugar e esta, foi a única forma possível, para estarmos novamente com Ele, assim poderíamos viver.
Você e eu, não tinhamos a mínima chance contra o nosso próprio pecado, ele nos mataria, nós nos matariamos eternamente, porque a Bíblia diz que não há nenhum justo, nenhum sequer. Mas Deus nos amou, Ele nos considerou importante e nos deu a Graça e assim a Vida Eterna, por meio da fé em Cristo Jesus.
A minha e a sua vida vale muito, porque o homem de maior valor que já existiu morreu para que nós a tivessemos e continuassemos tendo pela Eternidade que nos seguirá.

Quanto vale a sua vida? Segundo padrões humanos, nada. Segundo o Amor e a Graça de Deus, assim como a vida de Saul, sua vida e a minha, tem um grande valor para Deus.

Por isso, viva! Viva da única maneira que é possível viver, crendo em Cristo como seu único e suficiente Salvador.

Que Deus o abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário