quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Problemas Sociais do Brasil

Introdução

Embora o Brasil tenha avançado na área social nos últimos anos, ainda persistem muitos problemas que afetam a vida dos brasileiros. Abaixo listaremos uma relação dos principais problemas brasileiros na atualidade.

Desemprego

Embora a geração de empregos tenha aumentado nos últimos anos, graças ao crescimento da economia, ainda existem milhões de brasileiros desempregados. A economia tem crescido, mas não o suficiente para gerar os empregos necessários no Brasil. A falta de uma boa formação educacional e qualificação profissional de qualidade também atrapalham a vida dos desempregados. Muitos têm optado pelo emprego informal (sem carteira registrada), fator que não é positivo, pois estes trabalhadores ficam sem a garantia dos direitos trabalhistas.

Violência e Criminalidade

A violência está crescendo a cada dia, principalmente nas grandes cidades brasileiras. Os crimes estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Nos jornais, rádios e tvs presenciamos cenas de assaltos, crimes e agressões físicas. A falta de um rigor maior no cumprimento das leis, aliada as injustiças sociais podem, em parte, explicar a intensificação destes problemas em nosso país.

Poluição

Este problema ambiental tem afetado diretamente a saúde das pessoas em nosso país. Os rios estão sendo poluídos por lixo doméstico e industrial, trazendo doenças e afetando os ecossistemas.
O ar, principalmente nas grandes cidades, está recendo toneladas de gases poluentes, derivados da queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo - gasolina e diesel principalmente). Este tipo de poluição afeta diretamente a saúde das pessoas, provocando doenças respiratórias. Pessoas idosas e crianças são as principais vítimas.

Saúde

Nos dias de hoje, pessoas que possuem uma condição financeira melhor estão procurando os planos de saúde e o sistema privado, pois a saúde pública encontra-se em estado de crise aguda. Hospitais superlotados, falta de medicamentos, greves de funcionários, aparelhos quebrados, filas para atendimento, prédios mal conservados são os principais problemas encontrados em hospitais e postos de saúde da rede pública. A população mais afetada é aquela que depende deste atendimento médico, ou seja, as pessoas mais pobres.

Educação

Os dados sobre o desempenho dos alunos, principalmente da rede pública de ensino, são alarmantes. A educação pública encontra vários problemas e dificuldades: prédios mal conservados, falta de professores, poucos recursos didáticos, baixos salários, greves, violência dentro das escolas, entre outros. Este quadro é resultado do baixo índice de investimentos públicos neste setor. O resultado é a deficiente formação dos alunos brasileiros.

Desigualdade social

O Brasil é um país de grande contraste social. A distribuição de renda é desigual, sendo que uma pequena parcela da sociedade é muito rica, enquanto grande parte da população vive na pobreza e miséria. Embora a distribuição de renda tenha melhorado nos últimos anos, em função dos programas sociais, ainda vivemos num país muito injusto.

Habitação

O déficit habitacional é grande no Brasil. Existem milhões de famílias que não possuem condições habitacionais adequadas. Nas grandes e médias cidades é muito comum a presença de favelas e cortiços. Encontramos também pessoas morando nas ruas, embaixo de viadutos e pontes. Nestes locais, as pessoas possuem uma condição inadequada de vida, passando por muitas dificuldades.

Deus Tem a Solução

"O meu mandamento é este: amem uns aos outros, como Eu amo vocês." João 15:12.

Tem gente que discorda da idéia de "partilhar", sugerida por Cristo para resolver o problema da distribuição injusta de riquezas. Acham que agir fraternalmente até pode minorar o sofrimento de alguns poucos por certo tempo, mas não conserta de vez a situação. Dizem que assistencialismo e atitudes paternalistas nada resolvem, que é preciso uma mudança estrutural.

A proposta de Cristo é iniciar essa transformação de dentro para fora, a partir do indivíduo. Segundo Ele, o amor é remédio para todos os males. Com amor no coração, as pessoas podem ser transformadas interiormente e começar a pensar e agir de modo diferente. Então, fica bem mais fácil solucionar esse e outros problemas.

Foi isso que trouxe Jesus Cristo à Terra, como você já sabe. Veio para demonstrar o amor do Pai e despertar amor no íntimo dos homens. Amor pelo Pai e amor pelos irmãos. Amor irresistível, que tudo pode resolver.

Se o que temos para partilhar é pouco, não importa. Deus não nos manda resolver o problema da humanidade. "Ama o teu próximo" é o que Ele nos pede . Quer que façamos nossa parte, ajudando aqueles que estão perto de nós. Se cada um de nós agisse assim, logo não haveria tantos necessitados por aí e viveríamos como uma grande e solidária família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário