terça-feira, 17 de abril de 2012

O que nasce primeiro – o ovo ou a galinha?

Já todos ouvimos falar deste mistério sobre o que nasceu primeiro: o ovo ou a galinha e ficamos sempre a pensar qual será a verdadeira resposta. Neste artigo vamos explicar cientificamente o que nasceu primeiro, se foi o ovo ou se foi a galinha! O inicio do processo de formação do ovo acontece nos ovários da galinha. Por esta simples razão os cientistas deduzem que a galinha tem que nascer primeiro que o ovo, facto essencial para existir a formação do ovo! 

 Este estudo, realizado nas universidades de Sheffield e Warwick, no Reino Unido, dá como provado que nos ovários da galinha tem que estar presente a tal proteína que faz desencadear todo o processo que permite a formação do ovo. Esta proteína, a ovocledidina (OC-17), serve de catalisador para o crescimento cristalino essencial à constituição da casca do ovo. Todos nós julgávamos que era o ovo que nascia primeiro, mas com este “simples” estudo, concluímos cientificamente que tem que ser a galinha a nascer primeiro. Através de um supercomputador, o Hector – High-End Computing Terascale Resources, presente na Universidade de Edimburgo, foi possível realizar uma potente ampliação de todo o processo de crescimento da casca do ovo, revelando que a tal proteína é de facto a responsável por dar início a este processo.

 Estas provas são importantes, principalmente no desenvolvimento de materiais de características novas e diferentes. Muitas das descobertas realizadas nos dias de hoje, são possíveis através da inspiração que a Natureza nos dá, revelando soluções simples para a criação e desenvolvimento de novos materiais. Estamos por isso, constantemente a aprender com a natureza e a conhecer e a desenvolver novos materiais cientificamente e tecnologicamente mais avançados.

Fonte: curiosidadesdomundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário