Estamos vivendo na sociedade da informação, caracterizado pela globalização econômica, pelos avanços científicos e as novas tecnologias, esses requisitos são fatores que motivam as reformas significativas nos programas de formação educacional em nosso país, como em outros países estrangeiros. O desafio agora é treinar os jovens a serem capazes, de se adaptarem às circunstâncias completamente novas em um mundo em mudança.
Um dos objetivos de médio
prazo a ser observado é desenvolver o potencial da educação infantil, pois tudo
começa aqui. Para fazer isso, a
idade de partida deve ser reduzida de matrícula a um modelo flexível. O estabelecimento de um nível básico
deve servir como uma ponte entre a pré-escola e os primeiros anos do ensino
fundamental, esse modelo já está tomando forma na maioria dos países europeus,
onde desde cedo se aprende além da língua materna, outros idiomas, mas não de
uma forma superficial e sim bem incisiva, diferente do nosso Brasil.
A roupagem que está sendo seguida em alguns países
desenvolvidos é de manter um esforço para melhorar suas
habilidades de leitura e escrita na língua materna. Por razões relacionadas com a
neuropsicologia, ficou provado que a educação precoce é particularmente eficaz
para a o aprendizado nos idiomas. Por
isso, prevê a introdução do ensino de duas línguas estrangeiras desde o nível
primário.
Outro desafio é feita
pela tecnologia da informação e
comunicação que deve ser integrado como um instrumento de trabalho em todos
os níveis de escolaridade, tanto para professores como para alunos. A integração educacional e cultural da
língua estrangeira para a criança e jovem é um desafio constante.
Em uma comparação
internacional, tomando como base, por exemplo, a Suíça, a proporção de jovens
de culturas estrangeiras é relativamente alta e, portanto, requer atenção
especial. Todas as crianças de
origem estrangeira, independentemente do seu estatuto, podem ser integradas na
escola. Isto é em parte uma
tarefa da escola para garantir a coexistência de línguas estrangeiras no currículo
escolar.
Quanto mais cedo à criança der os primeiros passos no aprendizado da língua estrangeira, mais fácil será para absorvê-la.
Por Apolônio Alves
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