sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A Falsa Idéia de Saúde

Se realizarmos uma pesquisa com os moradores da nossa cidade para sabermos o que pensam sobre a saúde, por certo que obteremos um número bastante significativo de conceitos.

A OMS nos diz que a saúde não é apenas a ausência de saúde mas... "um perfeito bem estar físico, mental, social e espiritual".

Refletindo em cima deste conceito percebemos o quanto a maioria das pessoas ainda está equivocada com relação à saúde. Até nós mesmos muitas vezes o estamos.

Percebam que, ao nos encontramos com alguém que nos cumprimenta e pergunta como estamos, na maioria das vezes respondemos sumariamente..."bem"!!...e seguimos adiante.

Ainda que não estejamos bem, ainda que estejamos com a alma aprisionada na garganta prestes a saltar fora e nos passar uma rasteira, mantemos a altivez na resposta.

Ou será um tipo de fuga?

As festas de final de ano passaram. Muitas pessoas foram questionadas após as mesmas ao se reencontrarem com os amigos:
- Como foi de festejos?
Ao que responderam com sisudez:
- Bem. Passei com saúde...passei bem! Deixam no ar aquela entonação de mistério.

Será mesmo que esta pessoa passou com saúde?
Talvez sim, talvez não.

Se ela estava sem apresentar qualquer tipo de doença, socialmente engajada e interagindo positivamente com o meio social do qual faz parte, psicológicamente saudável tanto quanto espiritualmente, podemos dizer que sim.

Realmente ela estava com saúde.
Mas se apenas fingiu quando brindou o feliz Natal ou Ano Novo, com a sogra, a nora, pais, filhos e/ou amigos, se estava vivenciando conflitos pessoais de ordem afetiva, espiritual, moral e deu a mesma resposta, esta pessoa está, com certeza, precisando da assistência de profissionais abalizados.

Sabendo que somos seres holísticos não é possível considerar a saúde apenas como a ausência de doenças. Ou será?!

Vale a pena uma reflexão em torno do assunto até porque nem sempre sabemos o que devemos fazer para assegurar este tesouro na nossa vida e até mesmo quando o sabemos nem sempre respeitamos os recursos para a sua preservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário