quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A responsabilidade é sua

"Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar." (Gn. 4.7)

Enquanto não assumirmos a responsabilidade pelos erros que cometemos, nós ficamos de vítimas e não de agentes. Enquanto nós somos vítimas, nós não somos responsáveis e, se nós não somos responsáveis, para que arrependimento? e, se aí não tem arrependimento, não tem cancelamento do pecado. Tem-se uma desculpa para tudo e não precisa mais se arrepender.

A psicanálise de Freud, respectivamente, diz que o problema do homem não está no pecado, mas sim, na "libido", que é a energia psíquica que provém do instinto sexual que determina toda a conduta da vida do homem e ele também prega o determinismo e o fatalismo de um "inconsciente" que não se pode administrar sem um psicanalista. O alvo é que o fato traumático da teoria de Freud no estudo da mente humana, pretende derrubar o "fato traumático" apontado pela Bíblia - que é o PECADO! E a terapia de Freud entra para derrubar a cura bíblica chamada ARREPENDIMENTO.

Damos vários nomes "aos pecados" e frustrações causados por aquilo que sai do coração do homem, que são: ira, desobediência, mau planejamento que causa desordem financeira, cobiças, invejas, ciúmes, contendas, etc., nunca assumimos para nós mesmos os prejuízos, e também nunca dizemos que pecado é pecado.
Neste mundo em que vivemos, ensinam que o pecado não existe e o que existe é o chamado "relativismo" e também usam o termo "preconceito" de acordo com suas conveniências sem uma base ou lei moral de Deus.

"E Deus disse: ... Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi." (Gn. 3.11-13)
Ninguém ali quis assumir.

Conclusão: O que se passou lá no Éden, continua se passando até hoje. Todas as vezes que nós nos pegamos violando um principio, uma lei, a nossa tendência é arranjar uma desculpa. Imediatamente nós ficamos nos protegendo e jogamos a culpa em alguém. Isso está inserido em nós porque nascemos pecadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário