terça-feira, 19 de outubro de 2010

O desafio de manter a família, educar os filhos e viver a luz da Palavra de Deus nos dias atuais

A família é um projeto de Deus. Em toda parte do planeta chamada terra homens e mulheres se encontram, para juntos formarem suas famílias. O ponto de vista de Deus ainda permanece, no sentido de que: “O homem não foi feito para viver só. Ele precisa de alguém que o complete”. É desejo de Deus ainda, que o habitat deste casal, seja de fato um lugar separado, uma reserva especial e natural. Cada família tem necessidade de viver em seu jardim do Éden. Quando um homem encontra o seu cônjuge e pelos laços do matrimônio oficializa esta união, é seguramente da vontade de Deus, que o amor que um nutre pelo outro perdure até que a morte os separe.
Infelizmente esta não é uma realidade que vivenciamos principalmente em nossos dias. Os noivos já entram na Igreja na predisposição que se não der certo a opção é o divórcio. A Cada compromisso que novos casais celebram no altar: Deus na verdade espera que estes se mantenham íntegros e que de maneira nenhuma chegue perto da árvore da ciência do bem e do mal e que este relacionamento seja pleno, seja santo, seja sólido, seja duradouro.

Outra coisa que tem sido um desafio nos dias de hoje para muitas famílias é a questão da educação dos filhos. Uma pesquisa realizada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revelou que as famílias brasileiras, sem distinção, estão entre as menos interessadas na educação de seus filhos. Essa situação pode ser mudada. O psiquiatra e escritor Içami Tiba afirma que educação é um projeto familiar. “Hoje, como os pais não ficam muito com o filho, quando ficam deixam que ele faça tudo. Mas é preciso ter disciplina. E disciplina é instrução para ter conhecimento, educação para conivência lá fora.” O lá fora, é fora de casa. As falhas na criação levam a falta de valores. Tais valores como ética e disciplina, não podemos comprar. A TV tem exibido “Supernanny” tentando ensinar aos pais princípios perdidos com a modernidade.

A Bíblia ensina tudo. O Ministério da Educação e Cultura (MEC) anda tão preocupado com tal situação, que está promovendo o Programa Nacional de Fortalecimento de Conselhos Educacionais, que tem por objetivo principal capacitar os pais a avaliar a educação dos filhos e tentar participar da melhoria. Deus preparou “Educação de filhos à maneira de Deus”, não é preciso chegar a tal situação. Cremos que envolver-se não é só ajudar a decorar o conteúdo da matéria para a prova, mas participar das dúvidas, mesmo que seja apenas com palavras de incentivo, estando presente.

Tempo precisa ter qualidade. É investimento aos futuros líderes. Deus faz a obra, acampa seus anjos ao redor, ouve o clamor, mas os pais precisam fazer a sua parte. Ouvir e medite na palavra de Deus. Conversar com seu filho sobre o que ele gosta de ver, ouvir, fazer. Ouvir é im,portante, manejar a palavra com amor e com sabedoria também é necessário. Ter momentos em família, contar histórias bíblicas ou se o filho já é mais maduro, debater passagens bíblicas também é uma saída.

Esta parte começa em casa, não é função somente da igreja. Os valores morais cultivados na família são ensinados na bíblia para que as famílias sejam felizes. A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus (Rm10:17). Como ter princípios bíblicos, se valores do mundo invadem as casas sem pedir licença? A família é a base da sociedade, pois a educação dada por ela influencia na personalidade dos indivíduos que formam esta sociedade, a mesma tão criticada. Os filhos crianças, adolescentes e jovens precisam encontrar modelos bons no lar, através da conduta dos pais. Tais modelos (homem, mulher, casal) apresentam linguagens afetivas, valores, prioridades, direitos, responsabilidades. O projeto principal de Deus é a Família.

Fonte: Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário