sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Meditação bíblica

Onde está o meu tesouro?
Lucas 12,29-34


Jesus disse: Não vos inquieteis com o que haveis de comer ou beber, nem andeis ansiosos, pois as pessoas do mundo é que andam à procura de todas estas coisas; mas o vosso Pai sabe que tendes necessidade delas. Procurai, antes, o seu Reino, e o resto vos será dado por acréscimo. Não temais, pequenino rebanho, porque aprouve ao vosso Pai dar-vos o Reino. Vendei os vossos bens e dai-os de esmola. Arranjai bolsas que não envelheçam, um tesouro inesgotável no Céu, onde o ladrão não chega e a traça não rói. Porque, onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. (Lucas 12,29-34)
Será que Jesus é ingénuo? Não compreende que vivemos num mundo em que temos de nos esforçar para satisfazer as nossas necessidades essenciais? Quando lemos com atenção os Evangelhos, vemos que Jesus não é nada ingénuo. Certo dia, disse aos seus discípulos: "Envio-vos como cordeiros para o meio de lobos" (Lucas 10,3).
Neste texto, Jesus reconhece que a humanidade tem necessidades e recorda que Deus sabe bem de que os seus filhos precisam. Então, por que razão ele diz aos seus discípulos de modo tão imperativo: "Não vos inquieteis"?
Num mundo fascinado pela segurança e pelo conforto, o Evangelho coloca a todos uma pergunta fundamental: em que deposito eu deposito a minha confiança? O que é para mim mais importante? Jesus diz aos seus discípulos que onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração. O coração, na Bíblia, é o centro da vontade humana. É o local onde tudo se encontra – a inteligência, a vontade, a nossa capacidade de decidir e os nossos desejos mais profundos. O coração pode facilmente afeiçoar-se ao seu tesouro. É por isso que é extremamente importante aprender a escolher bem e a criar raízes naquilo que é verdadeiramente importante.
Para Jesus, o tesouro é o Reino. Falar do Reino de Deus é falar do próprio Deus. Procurar o Reino é uma outra maneira de dizer que apenas Deus pode dar uma segurança e um significado verdadeiro a nossa existência.
O discípulo é aquele que quer viver de uma maneira radical e nova, na confiança de que Deus é o Senhor de sua vida. Quando os nossos corações compreenderem isso, então as coisas de que precisamos para viver deixam de ser a fonte da nossa vida ou a chave da nossa felicidade. Tudo encontra o seu verdadeiro lugar. As "pessoas do mundo", como Jesus lhes chama, depositam o seu coração numa má escolha, por isso vivem inquietos.
A confiança pode abrir e transformar a vida de um discípulo: "Vendam aquilo que possuem e dêem-no aos pobres". As nossas necessidades pessoais deixam de ser o ponto em torno do qual centram a nossa vida, e começam a viver para os outros. Passam de uma existência centrada sobre si próprio para uma vida de partilha. Foi assim que viveram as primeiras comunidades cristãs (ver Atos 2,45; 4,34-37). Talvez muitos tenham começado a acreditar que o Evangelho era mesmo uma Boa Nova quando viram que, para os discípulos de Cristo, ele não era apenas um conjunto de palavras vazias.
Onde está o meu tesouro? Como modificam as palavras de Jesus a maneira como estabeleço as minhas prioridades?
Se fosse preciso tornar mais simples a minha existência, seja em um aspecto material ou no sentido de mudaça interior, o que fariamos. Encerro com uma pergunta o que deixariamos de lado? As nossas conveniências, o nosso ego , mudaria o meu prisma de valores, isso só quem pode responder é cada um de nós? A vara foi nos dada cabe a cada um pescar o peixe.

Deus Te Abençoe..

Nenhum comentário:

Postar um comentário