sexta-feira, 26 de março de 2010

Bispos da França e Inglaterra saem em defesa de papa no escândalo de pedofilia

Em carta dirigida ao papa Bento XVI, os bispos da França expressaram nesta sexta-feira vergonha e pesar perante os atos de pedofilia cometidos dentro da Igreja Católica.

"Todos sentimos vergonha e pesar perante os atos abomináveis cometidos por alguns padres e religiosos", afirmam os bispos, que, na mesma carta, defenderam o papa contra os ataques que sofreu em relação ao escândalo.
"Constatamos também que esses fatos inadmissíveis são utilizados em uma campanha para atacar o senhor e sua missão à serviço da Igreja", afirmam os prelados. Eles também enviaram "uma cordial mensagem de apoio no difícil período que atravessa nossa igreja".

A carta foi divulgada um dia depois de o jornal americano New York Times ter indicado que o papa, quando era o cardeal Joseph Ratzinger, ignorou denúncias de pedofilia feitas em relação a um padre americano nos anos 90.

Os bispos consideraram que as pessoas que cometem esses atos "desfiguram nossa Igreja". "Mesmo que esses atos sejam resultado de um grupo muito pequeno de sacerdotes - o que já é demais - os que vivem com alegria e fidelidade seu compromisso a serviço da Igreja também são afetados", também afirma a mensagem.

Em um artigo publicado no jornal britânico The Times, o chefe máximo dos católicos da Inglaterra e de Gales também negou que a Igreja tenha acobertado os abusos sexuais. O arcebispo de Westminster, Vincent Nichols, considerou inadmissível a atitude das pessoas que abusaram sexualmente de menores.

"O abuso de crianças dentro da Igreja católica romana e seu acobertamento são profundamente chocantes e totalmente inadmissíveis", afirma o prelado. "Envergonho-me pelo ocorrido e compreendo a ira e horror que esses casos produziram", enfatiza.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário