quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Reflexão: Capacidade Para Vencermos Desafios - Texto-base: I Samuel capítulo 17.

O Senhor, nosso Deus, nos capacita para vencermos os “gigantes” que aparecem em nossa vida.

Vejamos as CAPACIDADES que Deus deu a Davi naquele dia para enfrentar o gigante Golias.



1. CAPACIDADE DE FICAR INDIGNADO – vs 26.
Deus nos capacita a ficarmos indignados da forma correta:
a) Uma indignação não-egoísta: Davi não tomou aquelas afrontas de Golias como se fossem contra si mesmo, mas contra seu povo.
b) Uma indignação não-conformista: Ele não ficou sentado exigindo que alguém fizesse alguma coisa; ao contrário, ofereceu-se voluntariamente para enfrentar o gigante.
c) Uma indignação não-interesseira: ele não estava preocupado consigo mesmo, nem com sua segurança, nem com seu conforto pessoal, nem com as generosas recompensas oferecidas pelo rei para quem vencesse Golias (vs 25).
c) Uma indignação não-vulgar: ele não podia aceitar que Golias afrontasse o Deus de Israel. Havia um belíssimo elemento de zelo santo em sua indignação.

2. CAPACIDADE DE RESISTIR ÀS CRÍTICAS – vs 28-30.
As críticas que sofreu foram duras e severas, pois vieram do seu irmão mais velho, que o classificou como presunçoso, maldoso e bisbilhoteiro, mas Davi não se abalou com elas.

3. CAPACIDADE DE AGIR COM CORAGEM – vs 31-37.
Coragem sim; suicídio, não! Davi era corajoso, mas não era suicida.
Sua coragem não estava baseada em discursos bem elaborados, mas em suas anteriores experiências pessoais com o Deus vivo, que o livrara das garras do leão e do urso e certamente o livraria das mãos do filisteu – vs 34-37.

4. CAPACIDADE DE AGIR COM SIMPLICIDADE – vs 38-40.
Nada de coisas espetaculares. Nada de espada, armadura ou capacete de bronze. Nada de amuletos, sinais divinos, profecias ou milagres. Tão somente uma funda, cinco pedrinhas e sua fé inabalável em Deus.

5. CAPACIDADE DE IR ATÉ O FIM – vs 48-51.

Davi foi correndo ao encontro do gigante e o acertou na cabeça. Quando Golias caiu, já estava morto, mas, mesmo assim, Davi fez questão de consumar a vitória do seu povo: cortou a cabeça do gigante e a levantou, para horror dos seus inimigos, que fugiram correndo e foram destruídos na derrocada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário