domingo, 31 de julho de 2016

UM PORTO SEGURO CHAMADO FAMILIA

Desde os primórdios da humanidade a família sempre esteve presente na sociedade, na verdade sem famílias não existiriam as relações sociais, em cada época ela passou por transformações, mas nunca perdeu a verdadeira essência e a razão dela existir que é proporcionar segurança, acolhimento e amor para os seus membros.

Na década de 80, lembro que se investia mais tempo nos relacionamentos familiares, as brincadeiras eram mais didáticas, as crianças empinavam pipa, jogavam pião, brincavam de esconde-esconde, as meninas eram mais vistas com bonecas. Agora em pleno século XXI, nossos filhos são alienados pelos jogos eletrônicos, facebook, whatsapp, etc. Mães que mandam mensagens aos filhos dizendo que o almoço está na mesa, estando os mesmos em casa, sem falar na programação em frente da televisão que tem tirado horas de diálogos que jamais poderão ser recuperados. E isso passa muitas vezes desapercebido, são inimigos que utilizam de sutilezas e minam o equilíbrio familiar. Essas mudanças não estão apenas ligadas aos produtos ou novas tecnologias, estes processos têm influenciado a nossa cosmovisão de sociedade e as relações interpessoais cotidianas.

Não podemos deixar que o modo que enxergamos a família também se transforme.  Cada família tem sua história peculiar, não importa se ela seja bem-sucedida ou cheia de infortúnios, ela não pode ser construída ou alicerçada pelo fator a sua volta e sim por virtudes que são absorvidas ao longo dos anos. As dificuldades devem ser assimiladas como um acontecimento oportuno para se solidificar laços, criar soluções e transpassar barreiras, mas isso só pode ser alcançado se houver união.

         É importante sabermos que temos uma família que está do nosso lado em qualquer situação, uns apoiando os outros, é saber dar e receber, para encontrar o caminho da paz e da harmonia. A bíblia diz que “Se o Senhor não construir a casa, é inútil o cansaço dos pedreiros”. O homem pode trabalhar em prol dos seus familiares, mas é Deus quem edifica a sua família. Quando uma família entende esse princípio e permanece confiante entendendo que a família é projeto de Deus, nada poderá destruir aquilo que Deus consubstanciou

Nenhum comentário:

Postar um comentário