sábado, 23 de julho de 2016

O IDOSO INVISÍVEL

Nascemos e desde pequenos somos ensinados a respeitar os mais velhos, durante toda nossa vida ainda em nossa mocidade vivemos a vida com toda intensidade, sem muitas vezes nem pensar que um dia a mocidade se esvai e a senilidade chega.

Quando cruzamos a rua e nos deparamos com um gari ou uma pessoa que entrega folhetos não enxergamos ali a pessoa por trás do ofício, isso porque somos treinados pela mídia e sociedade que o ser é menos importante que o ter e assim, estigmatizarmos essas pessoas a uma categoria sem prestigio, o que é um grande erro. Com o fim da vida adulta e o começo da melhor idade a sociedade não nos enxerga mais. Se você parar pensar é muito difícil um jovem parar para conversar ou dar atenção devida ao idoso. Em algumas culturas como por exemplo, a judaica o idoso era sempre o chefe da tribo cabendo a ele governar seu clã. Muitas vezes o idoso se isola e vive num mundo criado por ele mesmo. O idoso vive um universo de indiferenças e preconceitos, apesar dos direitos a eles conferidos, como: filas preferenciais, assentos especiais nos meios de transporte, além de um estatuto e delegacia só para cuidar de seus direitos. Mas na prática o idoso em suas relações mais próximas, nos seus afazeres diários é notório que na interação com a sociedade há essa invisibilidade.

Participar do convívio com idosos requer uma disposição grande de deixar seu próprio mundo para entrar no do outro, e no que é possível a ele. A isso poderíamos dar o nome de empatia, mas que, de forma simples, se traduz por um acolhimento verdadeiro do idoso na família e no seu ambiente social. Não podemos deixar que o idoso se torne o homme invisible de la société, até porque o jovem de hoje será o idoso de amanhã.

Ame, desperte interesse por essas pessoas sábias e amáveis, disponibilize tempo e atenção e por último crie um ambiente de inclusão.
                                                  
                                    

Por:  Apolônio Alves de Albuquerque

                                                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário