sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

As Decepções da Vida




Um dos maiores erros humanos é de não aceitar as limitações que fazem parte da vida. A busca por um mundo perfeito na verdade só existe em histórias e contos, pelo menos nessa vida. A busca pela felicidade é a causa de muito sofrimento, por querer ter um corpo perfeito, uma vida perfeita ou até mesmo mundo perfeito. O ponto que nos leva a seguir, a caminhar é justamente a esperança de que pelo menos devemos continuar apesar de toda dor causada pela palavra de alguém, ou uma resposta negativa, que muda completamente o rumo e a perspectiva de como a vida funciona. Um autor desconhecido escreveu certa vez:

É loucura:
- odiar todas as rosas, porque uma o espetou.
- entregar todos os seus sonhos, porque um deles não se realizou.
- perder a fé em todas as orações porque em uma não foi atendido.
- desistir de todos os esforços porque um deles fracassou.
- condenar todas as amizades porque uma o traiu.
- descrer de todo amor porque um deles lhe foi infiel.
- jogar todas as chances de ser feliz, porque uma tentativa não deu certo.
A decepção pode acontecer de várias maneiras e de várias formas, com menos ou mais intensidade. Quando ela chega desencadeia perda, frustração, angustia, tristeza.
O transporte que leva muitos a se decepcionarem geralmente são os amigos, parentes, família, namorados e um amor perdido. 

Possivelmente o sentimento de decepção traz consigo mágoa, tristeza, e o mais comum um sentimento de revolta pela dor causada.
Uma pessoa decepcionada pode sofrer mesmo calada, mas dentro de si este sentimento pode causar uma ferida profunda e esta decepção faz com que a pessoa tenha ressentimentos pelo fato de ter tido essa frustração.

Geralmente o maior fluxo de decepção é causado por relacionamentos e de um amor ferido. Nesse caso a dor é maior e traz profunda raiz de solidão.

Quantas vezes sonhamos, e desejamos ser feliz com a pessoa que amamos, mas de repente uma decepção invade a vida da pessoa. Quantas vezes desejamos ser amados, mas ao invés disto nos decepcionamos pelo fato de não sermos amados e correspondidos.

Quantas vezes desejamos um presente no nosso dia de aniversário, ou qualquer outra data, mas nem a lembrança deste momento nós é falado, tristeza e decepção são os presentes que ganhamos.

Quantas vezes desejamos uma palavra de elogio, e recebemos uma palavra de baixa estima que destrói e causa dor. A palavra é como um bálsamo para a alma, mas também é como um vinagre para os ossos, assim é a palavra de vida para a vida e palavra de morte, que causa dor e decepção. Quantas vezes desejamos um aperto de mão, e recebemos uma bofetada.  A decepção é fria e destrutiva, retrata o sentimento mais amargo do coração do homem.

Um beijo que não é dado, um abraço que não foi abraçado, um adeus que não foi dado, pode de alguma maneira trazer uma grande decepção. Uma traição pode trazer raízes de sofrimentos profundo, decepções amorosas são como ferro, que afia o próprio ferro, doe na alma, corta e dilacera o coração. A relação de um amor ferido, uma amizade quebrada pode trazer sérias decepções. Decepcionar-se com alguém é trazer para dentro da alma a falta de perdão, e de carinho, é o sentimento gelado como o frio do inverno. Decepção é a palavra que doe que fere cada sentimento do coração humano. Ninguém deseja ser decepcionado, mas quando isto acontece, o sentimento egoísta, mesquinho de só pensar em si mesmo não deixa a pessoa ser feliz.

Quantas vezes desejamos uma palavra de carinho e de afeto e recebemos palavras dura como pedras, afiadas como espinhos. Quantas vezes desejamos dar amor e recebemos em troca, apenas frieza. Quantas vezes desejamos um abraço apertado, um sentimento de amor e carinho e recebemos a indiferença fria como o mármore. Quantas vezes desejamos a verdade e recebemos em troca a falsidade, que corre como um câncer maligno.

Sonhamos e desejamos ser felizes, e cada momento de nossas vidas fazemos planos e desejamos a conquista de alcançarmos a verdadeira felicidade, mas então vem a tragédia, um, porém e vem a notícia que gera um frio na espinha e uma angustia no peito, e logo em seguida a decepção. Os sonhos se vão, os desejos se acabam a felicidade vai-se embora, e somente a lugar para o sentimento de solidão que se acomoda no coração decepcionado. Olhar para alguém e ver o quanto é linda e maravilhosa, mas com os dias passando, descobre-se que o sentimento era nobre, já não passa de algo triste e vazio. Alguém que poderia ser a razão da vida, mas com a dor da decepção, torna-se apenas um objeto de frustração e ilusão. Do olhar sereno e meigo, apenas um olhar frio, cálido, como a vida que se vai.

Olhar para dentro de nós, muitas vezes decepcionamo-nos com nós mesmo, mas todos de alguma maneira podem nos decepcionar, mas somente o amor de Deus não decepciona o homem.

O amor de Deus preenche este sentimento de decepção. Este amor faz com que tudo ao redor tenha vida. O amor de Deus traz cura para a ferida da decepção. O amor de Deus sara a alma cansada. Só o amor de Deus é a solução para a decepção, Só este amor resolve toda a dor, todo mal causado por toda decepção, este amor dá vida e nos faz enxergar um amanhã de vitória. Obrigado Senhor pelo seu amor.


Adaptado por Apolônio Alves