Os pais que educam seus filhos tem como objetivo preparar os filhos para a vida. Muitos pais ao criarem seus filhos acreditam que podem resolver todos os problemas da vida deles.
Desde pequenos os filhos assim como qualquer pessoa precisa de limites para as coisas, ou seja, o que pode e o que não pode ser feito. Se os pais não conseguem transmitir aos filhos os limites de tudo, com certeza quando crescerem, quem irá sofre com a falta de limites serão os próprios pais,
A educação na vida de uma criança é muito importante, e a maioria dos pais demoram para fazer com que seus filhos tenham as suas próprias responsabilidades. Por isso, é comum encontrarmos vários jovens que apesar de bem criados e nutridos de saúde possuem característica como a má educação.
São adolescentes que diante de qualquer situação adversa desistem ou partem para a ignorância.
Para um filho obter boa educação é necessário que os pais também os conceda bons exemplos, tais como: ser educado, ser bondoso, ter caráter, ter gratidão para com as outras pessoas, ser cidadão correto, possuir ética, enfim exemplos de boa conduta. Muitas vezes o filho vai e joga papel no chão, daí o pai vai e recolhe, achando que assim estará sendo exemplar. O correto seria que o pai explicasse ao filho o lugar que deve ser jogado e fazer com que o filho jogue o papel no lixo, para que com isso, o filho não sai pelos lugares jogando sujeiras ao chão.
Tanto o pai quanto a mãe são responsáveis pela educação dos filhos, pois os dois juntos unirão valores para passarem aos filhos.
Alguns pais acreditam que castigar é sempre a melhor maneira de educar, mas não é bem assim que acontece muitas vezes a criança ou o adolescente reage com raiva ao castigo e pode fazer de novo a arte só para deixar os pais com raiva e isso só piorará ainda mais a situação. Ou muitas vezes os pais fazem trocas com os filhos: olha meu filho se você passar de ano aumento a mesada. Enfim coisas que praticamente obrigam os filhos a conseguir aquilo que querem.
Portanto cada um dos pais devem saber impor e criar limites desde crianças aos seus filhos e explicar-lhes sempre as coisas com muita conversa, ou seja, o certo e o errado, e o que pode e não ser feito, para que com isso entendam e respeitem quais serão os seus limites.